Olá garotas,
Recebi alguns e-mails perguntando sobre anticoncepcionais, e também tenho algumas amigas que sempre me vem cheias de neuras sobre qual tipo tomar, porque acham que vão engordar ou coisa do tipo, fora as dúvidas comuns sobre o tal "anti", então resolvi falar um pouco sobre o assunto.
Hoje em dia existem muitos métodos contraceptivos como:
A pílula, injeção mensal, injeção trimestral, dispositivo intra-uterino (DIU), diafragma… E todos eles estão disponíveis gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS). Todos são seguros, mas consulte seu médico pra saber qual é o melhor para o seu biotipo.· Toda mulher pode usar qualquer tipo de anticoncepcional?
Hoje em dia por causa da grande variedade de medicamentos anticoncepcionais, muitas das mulheres acabam fazendo a auto-medicação o que é errado. Cada anticoncepcional tem uma dosagem de hormônio certa para cada tipo de organismo, alguns fortes outros mais fracos, pra você saber o melhor pra você é muito importante que você procure seu ginecologista.
· Existem contraceptivos melhores que outros?
De acordo com o Ministério da Saúde, não há um melhor que o outro, pois cada um tem vantagens e desvantagens, e não existe também um contraceptivo 100% eficaz; todos possuem probabilidade de falha, inclusive a laqueadura tubária e a vasectomia. Sendo assim, o melhor é adotar aquele que te deixa mais confortável e que mais se adapta a seu modo de vida e à sua condição de saúde.
· O serviço público oferece gratuitamente opções de métodos anticoncepcionais?
Sim, não tem mais desculpas pra não se proteger, tanto das DSTs como da gravidez indesejada. No SUS encontra-se todos os métodos contraceptivos, desde a camisinha até uma laqueadura! (y)
· As pílulas anticoncepcionais são feitas de hormônios parecidos com aqueles produzidos pelos ovários da mulher?
Compostas por estrogênio e progesterona, as pílulas são muito eficazes quando usadas corretamente. Agem impedindo a ovulação e também dificultando a passagem dos espermatozóides para o interior do útero. Existem as pílulas combinadas, que contém estrogênio e progesterona, e as mini-pílulas, compostas apenas por progesterona. As do tipo combinadas podem ser usadas por mulheres de qualquer idade, a partir da primeira menstruação, desde que não tenham nenhuma contra-indicação.
· A Pílula do dia-seguinte funciona?
Sim funciona se usada corretamente como qualquer outro medicamento. Ela age impedindo ou retardando a ovulação e diminuindo a capacidade dos espermatozóides de fecundarem o óvulo.
Vale lembrar que ela não é abortiva, pois não interrompe uma gravidez já estabelecida. Essa pílula só deve ser usada em casos emergenciais e não como anticoncepcional de rotina, já que seu uso contínuo pode desregular completamente o cíclo menstrual feminíno.
· Injeções anticoncepcionais comprometem a fertilidade da mulher?
Com a interrupção da injeção mensal, a fertilidade da mulher logo retorna. Já com a medição trimestral, permitida durante a amamentação, pode haver um atraso no retorno da fertilidade. Em média, costuma demorar quatro meses após o término do efeito da injeção.
· O dispositivo intra-uterino (DIU) é abortivo?
· O diafragma impede a entrada de espermatozóides no útero?
O diafragma é uma capa flexível de borracha ou de silicone, com uma borda em forma de anel, que é colocada na vagina para cobrir o colo do útero, para evitar a gravidez. Pode ser usado com ou sem espermicida e só deve ser retirado de seis a oito horas após a última relação sexual, tempo suficiente para que os espermatozóides que ficarem na vagina morram.
· Usar duas camisinhas garante proteção?
O uso de duas camisinhas aumenta os riscos de rompimento durante a relação sexual. Usar uma já é bem eficaz.
E não vá pela idéia de usar o mesmo anticoncepcional que a sua amiga, sem consultar o seu médico por que nem sempre o que é bom pra ela é bom pra você.
E lembrem-se "NENHUM método contraceptivo é 100% confiável."
Cuidem-se
Enjoy
0 Disseram sim... ou não!:
Postar um comentário